segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Uma pergunta por página

Olá
Vou contar outra dica que meu professor de alemão Felix nos deu. Já falei sobre como a gente aprende uma coisa tentando aprender outra aqui.


A dica é sobre como ler efecientemente.

Fonte de imagem aqui.
Então, estávamos falando sobre como otimizar a leitura e o Felix fez um suspense, como sempre,  e uma introdução, tipo " o que eu vou falar agora pra vocês é verdade, eu digo, se vocês fizerem vão ver que funciona e blablabla deutsch" e sugeriu que, ao ler um livro, a cada página lida, escrevamos uma ou duas perguntas - não mais do que isso - e, dessa forma,  teremos uma visão melhor do livro. E isso serve tanto para livros de romances ou policiais, como também para livros de estudo. Ok.

Ele justifica isso dizendo que, ao ler, só temos as respostas, afinal, são afirmações. Mas não temos as perguntas e é com elas que aprendemos efecientemente. Se ficarmos só nas respostas, o que podemos fazer é decorar. Porém, se perguntarmos, conseguiremos entender. Ok.

Aber  Mas, eu tento fazer isso, mas me esqueço, pois se o livro é interessante, as páginas 'voam' e quando eu vi já se passaram 10 ou 15. E se o livro é chato, não dá nem vontade de fazer droga de pergunta nenhuma, né?

Então, não tenho ideia de como colocaria essa teoria em prática. Vocês tem?