terça-feira, 28 de agosto de 2012

Como lidar com situações de conflito

Oi!
Às vezes, a gente tenta aprender uma coisa e, pelo caminho, acaba aprendendo outras.

Senta que lá vem a história



Eu tenho um professor de alemão, o Felix,  que contou que trabalha como camera-man, jornalista (que é a sua formação) além de, claro, como professor. Após nós nos mostrarmos surpresos com sua versatilidade,
ele disse que para ele é tudo sobre como falar as coisas da forma mais simples. E que tudo tem uma forma complicada e uma forma simples de ser falado.

Em outro dia de aula, estávamos fazendo uma lição sobre uma aluna que não ia bem em aula e achava que o professor não dava bola pros alunos ruins, mas mesmo assim precisava pedir  a ajuda dele.

Aí, nós ficamos contruindo frases cabulosas de tão complexas com as poucas palavras que conhecemos.

E o meu professor sempre nos respondia "Sie können einfach sprechen" "dá pra falar de forma mais simples". E ficamos quebrando a cabeça com contruções gramaticais, mas não era a isso que ele se referia e sim a como resolver a situação, de um jeito que a aluno conseguisse a cooperação de seu professor. Ao passar de algum tempo, Felix nos 'deu' as respostas:

Pergunta número 1:
"Onde você vê o meu problema?"

Pergunta número 2:
"Como eu posso melhorar essa situação?"

Depois  eu fiquei pensando que relmente, com essas perguntas, a outra pessoa não tem como fugir e a gente não se põe em situação de  inferioridade e nem é agressivo.

Acho que essas duas perguntas podem ser aplicadas a quase todos os conflitos interpessoais ou problemas da vida mesmo.

E no fim, a aula de alemão foi melhor que muito livro de Adminsitração e Solução de conflitos que eu já li,